A Natação de Bebés - Princípios, objectivos e metodologias

Formação de Componente Específica: Natação

Objectivo da Ação

Esta acção destina-se a apresentar os princípios que devem orientar o trabalho com Bebés no meio aquático, tendo em conta o seu desenvolvimento neuro e psicomotor. Serão abordados aspectos de desenvolvimento e de capacidade devolução que crianças entre os 6 meses e os 3 anos manifestam para que se lhe possa exigir alguns comportamentos específicos de adaptação ao meio aquático.

Dentro desta temática serão apresentados os objectivos a prosseguir pelos técnicos, uma vez que a actividade decorre com a presença dos pais/mães o que, sem a devida atenção, pode perturbar a metodologia de trabalho.


Destinatários

Técnicos (treinadores) de natação, professores de educação física, educadores de infância e demais interessados.


Objectivos a Atingir

1. Divulgar o conhecimento técnico e científico existente nesta área com o intuito de ser entendido numa perspectiva de defesa da criança e facilitação da sua evolução (aprendizagem);
2. Proporcionar aos participantes uma maior rentabilização na sua acção técnico pedagógica.
3. A complexidade deste trabalho tem em conta as características neuro e psicomotoras deste escalão etário sendo por isso de âmbito pluridisciplinar o que exige a formação de equipas deste âmbito (pluridisciplinar) no sentido de melhorar a organização e coordenação da sessão.


Programa da Formação

I. O apetrechamento neuromotor e a adaptação ao meio aquático, A função dos reflexos neo-natais; o nado automático e os reflexos neo-natais e os primeiros contactos com a água.
II. Os requisitos metodológicos (técnicos) e a preocupação educativa. A razão da presença dos pais e a função do sistema afectivo-emocional
III. O desenvolvimento motor no meio aquático ( “educação aquática”): perigos e as vantagens. A aplicação de uma metodologia específica e a formação de uma equipa técnica.



Apoio/Parcerias