A Preparação Física dos Nadadores Fora de Água

Formação de Componente Específica: Natação

Objectivo da Ação

Esta ação destina-se a apresentar os princípios da preparação em seco dos jovens nadadores (categorias de cadetes e infantis), tendo em conta os períodos ideais de desenvolvimento de algumas capacidades físicas e motoras.
Dentro desta temática serão apresentados os objetivos e os cuidados na prescrição da preparação (física) em seco destes escalões etários.


Destinatários

Técnicos (treinadores) de Natação/Amadores de Desporto. No entanto, o público-alvo da ação de formação pode ainda abranger Professores de Educação Física e Desporto, Estudantes de Ciências do Desporto e todos os interessados que possuam os requisitos necessários.


Objectivos a Atingir

Divulgar o conhecimento técnico e cientifico existente nesta área com o intuito de ser entendido numa perspetiva de desenvolvimento harmonioso dos jovens nadadores;
Proporcionar aos participantes um compreensão mas alargada da preparação a longo prazo na carreira dos nadadores.
Explicar a transferência das competências adquiridas pelos jovens com o trabalho em seco, para o seu desempenho na água.
Aumentar a consciência em professores e treinadores dos aspetos críticos das lacunas no desenvolvimento físico e motor que muitos jovens atualmente apresentam, fruto de estilos de vida atuais.

No final do curso os formandos deverão ser capazes de:
- Definir as capacidades físicas e motoras a desenvolver entre os 8 anos e os 13 anos de idade em seco e a transferência para a natação competitiva.
- Distinguir e enumerar as diferenças entre os géneros.
- Compreender o desenvolvimento maturacional.
- Conseguir fazer o planeamento das sessões em seco.


Programa da Formação

I. As capacidades físicas e motoras a desenvolver entre os 8 anos e os 13 anos de idade em seco e a transferência para a natação competitiva. (45m)
II. As diferenças entre os géneros. (45m)
III. O desenvolvimento maturacional. (45m)
IV. Planeamento das sessões em seco. (45m)



Apoio/Parcerias