Alimentação e Nutrição no Desporto


Com o passar dos anos tem-se vindo a perceber que a prática de uma alimentação equilibrada é fundamental para o rendimento, saúde e bem-estar dos desportistas. O rendimento dos atletas está diretamente ligado ao treino e à alimentação que praticam.

Uma alimentação saudável traz benefícios a toda a população em geral e, mais especificamente, aos atletas devido às sobrecargas físicas e psicológicas a que estão sujeitos. Como qualquer ser humano, os atletas quando seguem um regime alimentar apropriado estão a contribuir para a sua saúde ao atingirem e manterem uma composição corporal equilibrada. Por outro lado, as estratégias nutricionais podem reduzir ou atrasar os factores que conduzem à fadiga e contribuir para uma optimização do treino, garantindo uma recuperação rápida entre treinos e/ou competições. Vários estudos têm mostrado que os atletas que fazem uma ingestão calórica insuficiente, ou que não fazem uma distribuição equilibrada dos nutrientes, têm mais dificuldade na adaptação ao treino do que os atletas com uma dieta adequada. Um atleta que, nos períodos de treino e/ou competição, pratique uma alimentação deficitária em energia, poderá perder massa muscular e estar mais susceptível à ocorrência de lesão ou doença.

Esta acção de formação tem como objectivo sensibilizar os treinadores que uma alimentação saudável ajuda o atleta a atingir e manter a composição corporal ideal para a prática da sua modalidade, melhorar a adaptação ao treino e recuperação entre sessões ou competições, fornecendo todos os nutrientes necessários ao processo, repor a hidratação adequada a todas as sessões de treino/competição e reduzir o risco de doença ou de lesão associado a períodos de grande volume de treino.


Destinatários

Diretores e Coordenadores Técnicos Desportivos, Treinadores Profissionais/Amadores, Professores, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.


Objectivos a Atingir

Com esta ação pretende-se que os formandos percebam a importância e influência das escolhas alimentares na performance, saúde e bem-estar dos desportista.
Objectiva-se que todos os formandos compreendam as orientações e recomendações alimentares mais recentes para os futebolistas. Os formandos deverão ficar aptos a conseguir detectar os erros alimentares e em termos de hidratação mais comuns entre os atletas.
Pretende-se promover o esclarecimento de mitos alimentares e um debate construtivo acerca das estratégias nutricionais e seus benefícios.


Programa da Formação

Como deve ser a alimentação de um desportista:

Macronutrientes
- Proteínas: qualidade, quantidades recomendadas e as fontes alimentares;
- Glícidos tipos, quantidades recomendadas e as fontes alimentares;
- Lípidos quantidades recomendadas e as fontes alimentares;

Micronutrientes
- Vitaminas: quantidades recomendadas e as fontes alimentares;
- Minerais quantidades recomendadas e as fontes alimentares;
- Antioxidantes quantidades recomendadas e as fontes alimentares;

Hidratação
- Importância;
- Quantidades recomendadas;
- Antes dos treinos e competições;
- Durante os treinos e competições;
- Depois dos treinos e competições

Timming dos Nutrientes/refeições
- Antes dos treinos e competições (dia anterior, 3-4h antes, 1h antes);
- Durante os treinos e competições;
- Depois dos treinos e competições (imediatamente após e nas horas seguintes)

Dieta Alcalina
- Estratégias alimentares para alcalinizar o corpo;
- Benefícios de uma dieta alcalina;
- Águas com pH mais elevado, quais as melhores escolhas



Apoio/Parcerias