Direção e Coordenação Técnica em Futebol | Desafios e Soluções


A função de diretor e coordenador técnico apresenta-se como relativamente recente no plano desportivo nacional. Até à data o presidente do clube assumia, de forma tácita, as responsabilidades inerentes ao processo de recrutamento, acompanhamento, planeamento, gestão, treino, etc. dos treinadores, jogadores e demais necessidades humanas necessárias.

A figura de diretor e coordenador técnico aparece pela necessidade de especialização que a tarefa encerra e a partir de certo momento o know-how presidencial apresentou-se insuficiente para dar resposta às necessidades da estrutura de formação e sénior o clube.

A presente formação visa então dar a conhecer as necessidades do clube e as respostas/mais-valias que a função de diretor e coordenador técnico acarretam. Dada a especificidade da tarefa no que respeita ao domínio técnico, é importante que a condução técnica das equipas de treinadores e jogadores tenha a capacidade de apreender um conjunto de ferramentas que auxilie na orientação do trabalho. Funções estas que podem ser desempenhadas quer no Futebol Profissional, no Futebol de Formação e também em Academias e Escolas de Futebol.

A formação terá lugar, em sessão teórica, em contexto de sala de aula.


Destinatários

Coordenadores Técnicos Futebol, Treinadores de Futebol Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.
Pré-requisitos não existentes.


Objectivos a Atingir

Objetiva-se com a presente formação que os participantes se familiarizem com os processos específicos da função de diretor e coordenador técnico, que se enquadrem num método de resolução de problemas e procura de soluções que deem resposta à gestão do dia-a-dia do clube.
Pretende-se ainda que tenham a capacidade de adquirir a perspetiva diferenciada da elaboração de um modelo de jogo e um modelo de jogador transversal a todos os escalões do clube ou diferente conforme as fases sensíveis de desenvolvimento maturacional da criança, jovem e adulto.
Por fim pretende-se que a presente ação dote os seus participantes de uma forma de fazer e compreender o fenómeno de direção e coordenação técnica nos seus desafios, com apresentação de um modelo de atuação e as respetivas soluções encontradas no desenvolvimento e organização do clube de futebol.


Programa da Formação

- A importância e relevância do diretor e coordenador técnico na estrutura do clube de futebol;
- Desafios e soluções no planeamento e gestão dos diversos escalões formativos;
- Apresentação do modelo de formação específico e a ligação com a equipa sénior do clube (transição júnior A – sénior).