O Treino Psicológico no Desporto


A Psicologia do Desporto é uma área de aplicação da psicologia que procura compreender os pensamentos, emoções e comportamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na prática do desporto, desenvolvendo as competências psicológicas com vista à promoção do desempenho desportivo e bem-estar/equilíbrio psicológico.

Neste sentido, reveste-se de particular importância que o treinador desenvolva a compreensão dos fatores mentais e das competências psicológicas no treino desportivo e na competição, assim como a identificação das estratégias psicológicas para a aprendizagem, aperfeiçoamento e/ou preparação competitiva.


Destinatários

Diretores e Coordenadores Técnicos, Treinadores de Desporto Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.


Objectivos a Atingir

Pretende-se com a presente ação que os formandos sejam capazes de avaliar o seu contexto de treino atingindo assim uma leitura fidedigna da sua inserção enquanto treinadores de desporto.
Objetiva-se ainda que sejam capazes de identificar e descrever os aspetos psicológicos e psicossociais que influenciam o desempenho, não só o dos atletas, mas o seu próprio desempenho enquanto líderes, adequando o seu estilo e a sua intervenção à forma que melhor se adequa em função das caraterísticas e necessidades dos indivíduos e equipas que orienta.
Tem também por objetivo que os formandos tenham a capacidade de encarar o treino de forma multidisciplinar e fiquem familiarizados com o treino de competências psicológicas, percebendo a sua influência na prática diária e na competição, tanto no alto rendimento como na formação desportiva. Assim, pretende-se que tomem consciência do seu papel enquanto promotores deste treino e da intervenção psicológica adequada ao contexto onde exercem funções.


Programa da Formação

Psicologia do Desporto

- Papel da psicologia do desporto e o treino de competências psicológicas;
- As Competências psicológicas de treinador e atletas;
- O treinador como agente de promoção de competências psicológicas no atleta e equipa.