Observação de erros técnicos em Natação

Formação de Componente Específica: Natação

Objectivo da Ação

(…)Assim, a “observação” permite-nos identificar e descrever movimentos (gestos) humanos, no que concerne à contextualização dos erros técnicos, designadamente em Natação, porquanto as dimensões de análise nesta modalidade desportiva envolvem a observação de habilidades complexas no meio aquático, o que acentua uma especificidade própria.


Destinatários

Técnicos (treinadores) de Natação/Amadores de Desporto. No entanto, o público-alvo da ação de formação pode ainda abranger Professores de Educação Física e Desporto, Estudantes de Ciências do Desporto e todos os interessados que possuam os requisitos necessários.


Objectivos a Atingir

No final do curso os formandos deverão ser capazes de desenvolver uma acção metódica de observação assente na descrição do movimento humano, tornando-se útil na:
- Focalização em sequências particulares do movimento;
- Atenção para aspectos significativos da tarefa;
- Relação, racional e sistemática, do movimento com o resultado da observação;
- Ajuda na avaliação do desenvolvimento de uma tarefa particular do nadador


Programa da Formação

1. Desvios ao “modelo-padrão”;
2. Componentes critica que intervêm em cada acção no meio aquático, e "mecanismos" equilibradores, propulsores e respiratórios.
3. De uma forma esquemática podemos situar as dimensões de análise observacional, de acordo com:
3.1. a postura horizontal (reflexo de extensão do pescoço e reflexos faciais; a respiração (expiração activa e inspiração passiva; os ajustamentos das cinturas escapular e pélvica)
3.2. as acções dos hiposistemas (movimentos de expiração e inspiração, de acordo com a continuidade rítmica; trajectória das superfícies motoras dos braços
3.3. os movimentos da cabeça e dos braços durante (a inspiração: a que corresponde a um movimento de elevação da cabeça e à fase efectora dos braços.; a expiração: a que corresponde a um movimento de cima para baixo e à fase preparatória dos braços)
3.4. dos movimentos da cabeça e das pernas (da inspiração: a que corresponde uma flexão de pernas (fase preparatória); da expiração: a que corresponde uma extensão das pernas (fase efectora)



Apoio/Parcerias