Os Jogos Reduzidos e Condicionados no Treino de Futebol

Formação de Componente Específica: Futebol

Objectivo da Ação

Os Jogos Reduzidos e Condicionados (JRC) são um meio/método de treino cada vez mais apreciado pelos treinadores. Da mesma forma, a atenção dos investigadores em Ciências do desporto, também ela, tem aumentado. Porém, a utilização em treino é, não raras vezes, aleatória, talvez por carecer de fundamentação científica.

O objetivo da ação baseia-se em tentar reduzir a diferença existente entre a ciência e a aplicação prática, no que respeita à estruturação e planeamento de JRC no processo de treino/ensino do futebol.


Destinatários

Coordenadores Técnicos Futebol, Treinadores de Futebol Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.
Pré-requisitos não existentes.


Objectivos a Atingir

A presente ação pretende dar a conhecer os fundamentos científicos que suportam os Jogos Reduzidos Condicionados, como método propício para o treino.
Objetiva igualmente contribuir para a uma maior autonomia na estruturação e gestão de JRC no processo de treino, com recurso à manipulação das condicionantes do exercício associadas aos princípios de jogo, de treino e a respetiva intensidade.
Por fim pretende-se promover o debate, com o intuito de sensibilizar a adoção de metodologias de treino/ensino do futebol mais adequadas à realidade em que se está inserido (futebol formação, futebol sénior amador ou futebol profissional).


Programa da Formação

- Os JRC como método de treino;
- A manipulação de condicionantes e os princípios de jogo;
- A intensidade do exercício e a sua manipulação.



Apoio/Parcerias