Pedagogia do Desporto | Tarefas do Treinador


A área disciplinar de Pedagogia do Desporto abarca todo o conhecimento que determina as formas de relacionamento entre os intervenientes desportivos. Neste sentido, reveste-se de particular importância o domínio de técnicas pedagógicas específicas por parte do treinador relativamente ao praticante.

Dominar tais técnicas (de ensino, de observação e modificação comportamental) e saber aplica-las aos períodos de esforço ao longo de uma época desportiva determinam o sucesso de trabalho em momentos de aprendizagem, aperfeiçoamento ou de preparação competitiva.

Do treinador requerem-se comportamentos diferentes de natureza técnico-pedagógica, recorrendo à “leitura” do contexto (individual e de grupo), para selecionar as formas adequadas de intervenção pedagógica (resolução de problemas).

A presente ação tem como objetivo dotar os formadores de conhecimentos que lhes permitam intervir com objetividade e adequabilidade pedagógica em vários contextos desportivos. A formação terá lugar em sala de aula (teórica).


Destinatários

Diretores e Coordenadores Técnicos, Treinadores de Desporto Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.


Objectivos a Atingir

Pretende-se com a presente ação que os formandos sejam capazes de avaliar o seu contexto de treino atingindo assim uma leitura fidedigna da sua inserção enquanto treinadores de desporto. Objetiva-se ainda que sejam capazes de escolher/adequar e fazer o respetivo uso das técnicas de intervenção pedagógica que melhor serve o objetivo a que se propuserem assim como a que melhores resultados pode ter no sujeito assim como na equipa.
Tem também por objetivo que os formandos tenham a capacidade de perceberem que a forma da comunicação tem grande influência no resultado da transmissão da mesma, assim pretende-se que sejam capazes de determinar a melhor forma de intervenção pedagógica adequada ao contexto.


Programa da Formação

Pedagogia do Desporto

- Introdução: A Pedagogia do Desporto (Sport Pedagogy)
- As Tarefas do Treinador e o seu Comportamento;
- Análise do Contexto e Técnicas de Intervenção Pedagógicas: A Organização do Treino e Estilos de Ensino.