Scouting no Futebol | Observar para Ganhar


Há um grande desconhecimento por parte dos intervenientes diretos e indiretos no jogo de futebol da realidade de um scout e dos assuntos relacionados com o scouting. Assim, esta ação tem como objetivo dar a conhecer o perfil do scout, as suas metodologias de observação, nomeadamente as rotinas de preparação e análise da performance.
A análise das partes e do todo para elaboração de um programa de observação conducente com a perspetiva do sucesso. Abordar ainda alguns casos práticos de situações de jogo e de jogadores de acordo com as necessidades de observação expostas pelo clube e/ou treinador.
Esta exposição operacional será apresentada em sessão teórica (sala de aula).


Destinatários

Coordenadores Técnicos Futebol, Treinadores de Futebol Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.


Objectivos a Atingir

Objetiva-se no final da presente formação que os formandos sejam capazes de distinguir no processo de scouting as componentes críticas que suportam a atividade no futebol.
Procura-se que os formandos consigam compreender as metodologias usadas no processo de Scouting e as suas implicações no processo de treino de uma equipa de futebol.
Pretende-se ainda que sejam capazes de compreender as diferenças entre “ver” e “observar”, quer em contexto de formação quem em alto rendimento, numa perspetiva integrada na prática.
Por fim pretende-se que os formandos sejam capazes de reconhecer e aplicar métodos de análise e observação do jogo de futebol em função de um planeamento definido e específico do clube e/ou treinador.


Programa da Formação

Scouting no Futebol

- O que é o Scouting no Futebol? | Perspetivas Operacionais;
- A influência do Scouting no processo de preparação da equipa para a competição;
- Métodos e Estratégias de Análise do jogo e/ou de Jogador(es);
- Observação do Jogo | Casos Práticos de Leitura do Jogo de Futebol