Ser Treinador no Campeonato Nacional | Métodos e Exigências

Formação de Componente Específica: Futebol

Objectivo da Ação

A diferença competitiva presente nos campeonatos distritais e nacionais é evidente, quer pela qualidade superior dos jogadores que neles competem, quer igualmente pelos treinadores que dão o seu contributo na condução de treinos e jogos. Apesar desta mesma diferença, desde há uns tempos a esta parte, ter vindo a ser mitigada ao nível técnico e até dos jogadores que se apresentam nos clubes, ainda existem diferenças consideráveis entre competições. Neste sentido surge a necessidade de perceber o que os distingue, porque são distintos na prática e perceber como se trabalha neste nível competitivo em contraste com a competição e treino nos campeonatos distritais de futebol. Diferenças estas quer ao nível de tempo e espaço de treino, métodos e análises e ainda no pensar de um modelo de jogo e de jogador. A presente ação será ministrada em contexto e sala de aula (teórica).


Destinatários

Diretores e Coordenadores Técnicos Futebol, Treinadores de Futebol Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.
Pré-requisitos não existentes.


Objectivos a Atingir

Objetiva-se no final da presente formação que os seus participantes consigam reconhecer as diferenças principais entre competições nacionais e distritais, quer na sua estrutura quer principalmente na forma de trabalhar o treino, o jogo e o rendimento desportivo.
No final da ação os participantes deverão conseguir descortinar métodos de treino, planeamento e processo de treino e ainda a aplicação de conteúdo (treino) prática com recurso à respetiva análise de rendimento.
Por fim serão capazes de compreender as principais exigências do modelo nacional de competição em futebol assim como as adequações que são feitas às mesmas.


Programa da Formação

- Observação e Análise de Treino e Jogo;
- Processo de Treino | Estrutura e Conteúdo;
- Aplicação Prática | Exercícios de Treino



Apoio/Parcerias

Contactos

Siga-nos nas Redes Sociais