Treinar o Treinador: A Tomada de Decisão no Futebol

Formação de Componente Específica: Futebol

Objectivo da Ação

O Treinador de Futebol tem de estabelecer inúmeras relações interpessoais, transmitir informação e tomar decisões. Ao planificar a sua atividade, necessita de conhecer a cultura da instituição e as características dos jogadores para poder utilizar os métodos adequados, devendo manter no treino um clima de evolução. A atividade do treinador tende a estar enquadrada num ciclo onde se integra o diagnóstico, o planeamento, a prescrição, a intervenção, o seu suporte e a avaliação. A evolução do desempenho do treinador poderá ajudar a lembrar que existe o seguinte objetivo: “A sua atividade vai ao encontro às necessidades do jogador e da equipa?!”
Pretende-se treinar o treinador, apresentando-lhe problemas (cenários) de cariz técnico, tático, sociais, psicológicos, entre outros e submetendo-o a reflexões sobre a melhor forma de os resolver, tentando assim encontrar uma solução.


Destinatários

Coordenadores Técnicos Futebol, Treinadores de Futebol Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.
Pré-requisitos não existentes.


Objectivos a Atingir

Pretende-se com a presente formação que os participantes sejam capazes de, através de processos cognitivos com a tomada de decisão, o julgamento, o treino da tomada de decisão, a intuição, o reconhecimento e simulação mental, elaborar as melhores respostas a problemas (cenários) apresentados, sendo estes do próprio treinador ou partilhados. Estas estruturas de análise são tão mais importantes tratando-se de contextos pouco estruturados e não lineares como é o caso do futebol. Objetiva-se assim que os formandos conheçam melhor estes processos o que permitirá identificar condições para a melhoria do desempenho e consequentemente “treinar o treinador”.


Programa da Formação

- Apresentação do Método do Treino do Treinador;
- Apresentação e Realização de Cenários (Problemas Inerentes à Atividade de Treinador);
- Exploração de Respostas e Soluções. Considerações.



Apoio/Parcerias